“Aprendemos pelo prazer, porque gostamos de um assunto, de uma mídia, de uma pessoa. O jogo, o ambiente agradável, o estímulo positivo podem facilitar a aprendizagem.” (José Moran).
Baseados nessa citação de Moran, imputamos aos meios de comunicação, dentre eles o que nos interessa para essa reflexão: o vídeo, a responsabilidade de atrair, com seus recursos audiovisuais, a atenção para questões educativas da sociedade;
Atendo-nos a questão do prazer e do estímulo positivo que nos ensinam, a escola deve, sim, fazer uso do vídeo para auxiliar a aprendizagem de uma sociedade cada vez mais interconectada.
O vídeo possui um poder magnífico quando levado a sala de aula em apreender a atenção de toda uma turma, uma vez que a sua utilização, na maioria dos casos, implica à interpretação de falta de aula.
Porém, se os professores souberem aproveitar esse tipo de interpretação e utilizarem esse recurso para ilustrar, simular, sensibilizar, despertar a curiosidade, integrando-o ao processo de avaliação de seus alunos a respeito do assunto a ser abordado, perceberá o poder pedagógico do tal recurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário